segunda-feira, 14 de agosto de 2017

TEMPEROS - Parte 1

TEMPEROS

AÇAFRÃO - existe dois tipos:
1-o gengibre dourado-uma raiz de gosto forte, muito popular em Minas Gerais, usada depois de seca e moída, com açafrão o arroz e a galinha ficam  uma delícia, e com um colorido lindo.
2- o outro tipo é ingrediente indispensável na  ¨paela¨(espanhola).
Na italia e na frança se usa muito também.Trata-se do pòlen de lírios, que tem que ser colhido à noite, antes que as abelhas e passarinhos levem embora. É um pozinho amarelo. Só a dificuldade de colher e a quantidade de flores para produzir já fazem dele o próprio requinte na cozinha.

ADOBO - sal, salsa, orégano, pimenta calabresa, alho, coentro e tomilho.
Usar em carnes vermelhas, frango e suíno.

ÁGUA de FLOR - (de laranja) - Muito usada no norte para aromatizar tanto doces como salgados. Encontra-se em farmácias.

AIPO - da mesma família que o salsão, só que mais graúdo, com o talo branco mais rijo e mais grosso. Muito bom nas saladas, canapês, ensopados e sopas. Muito usadas na Europa e Estados Unidos são as sementes para temperar assados, sopas, picles e saladas.

AJI-NO-MOTO - pozinho que dispensa o sal, mas não é seu substituto. Muito usado na cozinha oriental e bastante divulgado no Brasil. Realça o sabor dos alimentos. Usa-se no preparo, ou polvilhado depois nos pratos prontos.

ALCAPARRA - Uma florzinha de cujo botão se faz o tempero. Facilmente encontrada em vidro, conservada em sal e vinagre. Bom em saladas, pratos de carne diversas, peixes e frutos do mar, molhos e pizzas. Indispensável para o ¨beef-tartar¨.

ALECRIM - folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro), aves, peixes, molhos, sopas, omeletes. As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho no bolo de fubá. O alecrim é forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...