terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sentir fome e sentir vontade de comer, qual diferença?



Você sabia que sentir fome e sentir vontade de comer são duas coisas bem diferentes? 

Fome é uma necessidade do corpo. O corpo precisa de substâncias fornecidas pelos alimentos para poder sobreviver e criar imunidade (proteções contra doenças). Precisamos comer para nos mantermos vivos e ativos e nosso corpo demonstra isso através da fome. Nosso corpo é uma máquina biológica que usa o alimento como combustível. O sentimento de fome é um alarme do corpo para manter seu funcionamento.

Vontade de comer é psicológica, pois nem sempre que estamos com vontade de comer algo significa que estejamos com fome. Ao ver um doce bonito mesmo quando o corpo não tem fome sentimos vontade de comer aquele doce, mesmo sendo desnecessário para nossa sobrevivência. Ou seja, vontade de comer pode-se dizer que se refere a nossa gula e não a nossa fome.

Obviamente ambas as sensações são geradas pelo nosso cérebro, porém a fome é um alerta do corpo para sobreviver. E a vontade de comer é decorrência de nossos pensamentos sobre o alimento. Esses pensamentos são muito variados e dependem de cada indivíduo: – “Que aparência bonita! Preciso experimentar”, - “se eu não comer agora, vou ficar sem”, - “os outros estão comendo, então tenho que comer também mesmo sem fome”. “Estou sem fome, mas eu gosto desta comida, então tenho que comer”. 

Pessoas obesas ou com índices altos de colesterol precisam saber diferenciar quando estão com fome e quando sentem vontade de comer, quando já comeram e estão alimentadas, mas continuam sentindo desejo pelo alimento. Esse desejo psicológico pode ser decorrência de ansiedade ou também depressão.   

EX: Água mata nossa sede de verdade. Já a cerveja gelada distrai nossa sede, mas não supre o desejo do corpo pela água. Por isso nosso corpo fica desidratado após muito álcool, enganamos a vontade de nosso cérebro com algo liquido gelado e saboroso, porém nosso corpo não foi enganado pela cerveja e acaba sendo prejudicado. A ressaca é a prova de que nossa máquina biológica está com mal funcionamento. Nosso corpo queria água de verdade e não álcool. 

EX2: Temos que almoçar e comemos uma porção de macarrão, mas nem sempre uma segunda porção é necessária, pois nosso corpo já foi alimentado com a primeira porção. Obviamente depende do peso e altura do individuo e suas atividades diárias, alguns gastam mais energia que outros (um lutador ou atleta), porém pessoas que precisam controlar o peso nem sempre precisam da segunda porção, mas ingerem pela compulsão, pela vontade psicológica de comer e não pela fome ou necessidade do corpo. Continuam comendo o macarrão devido aos pensamentos geradores da vontade de comer já que o corpo não está mais precisando.

Como resolver esse problema? Como saber diferenciar a fome da vontade de comer? Consultando uma Nutricionista você saberá qual alimento seu corpo realmente precisa e o que é desnecessário continuar comento. Porém não basta fazer diversas tentativas de dietas quando você está se sabotando com os pensamentos desregulados. Muitos mentem para a Nutricionista que estão seguindo a dieta, mas a verdade é que não conseguem controlar a vontade de comer. Por isso para controlar os pensamentos sabotadores que geram essa vontade de comer é necessário um acompanhamento com um psicólogo, pois na terapia irá trabalhar semanalmente os pensamentos sabotadores. Sem esse tratamento em conjunto com Nutricionista e Psicólogo será muito difícil diferenciar a fome da vontade de comer.

Texto: Psicólogo Pablo Mantovani Polippo, CRP 07/23341. Passo fundo-RS. (54)999826426.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...